Os tacos estão de volta!

29/07/2013 10:39

 

Se você quer esquentar sua casa ou seu apartamento, essa solução de piso é a resposta. Se você mora em um apartamento antigo, com um taco lindo e bem conservado, por que não recuperá-lo? Ter madeira dentro de casa é gostoso e elegante. 
A escolha do tipo de material, paginação e acabamentos também exige muita cautela durante a obra. No geral, existem quatro tipos de piso que se enquadram na categoria de taco: o parquet, o tacão, o listone e o taco propriamente dito. Dá para brincar bastante com os formatos e acabamentos.
O parquet é feito de quatro ou seis pequenas peças unidas, numa placa de 24 x 24 cm ou 48,20 x 48,20 cm, que formam um desenho charmoso e dão um ar retrô a qualquer ambiente. (Acho o mais chique de todos.) 
O tacão está com a força toda. Tenho visto em vários apartamentos novos esse tipo de piso, com largura de 7 a 10 cm e comprimento que vai de 30 a 42 cm. Pessoalmente, prefiro o tacão em ambientes maiores, em função de seu tamanho. E em cumarú ou garapa, minhas madeiras preferidas para piso.
 
• O listone também é feito de peças de madeira maciça, mas seu encaixe é do tipo macho e fêmea. O tamanho das peças é maior, inclusive, do que o do tacão, chegando a 120 cm. A diferença é que existe uma variedade que não precisa de tratamento após a instalação, ou seja, dispensa lixamento e pintura. Mais prático, desde que o acabamento seja bacana.
 
• O bom de apartamento ou casa antiga é que a madeira já está bem adaptada e o processo de restauração é relativamente rápido. Basta trocar algumas peças, lixar, calafetar e aplicar o produto final.  
• Dependendo do tamanho do imóvel, uma semana é suficiente para essas tarefas. De qualquer modo, um piso de tacos tem vida útil. Não dura para sempre. Dependendo da espessura da madeira, é possível lixá-la três ou quatro vezes.
• As resinas de acabamento existem em quatro opções: super-brilho, brilho, semi-brilho e fosco. Normalmente, uso sempre o fosco. É mais chique. O brilho dá um aspecto que plastificado ao piso, de que não gosto muito.
• Se você vai usar madeira em casa, use sempre o mesmo tipo, em todos os ambientes. Nada de ficar misturando tons de madeira ;). Caso contrário, sua casa vai ficar parecendo um showroom.
• Piso de taco é ideal para a área social e para os quartos. Mas se sua casa é toda aberta, estilo loft, melhor usar outro tipo de piso, o mesmo na casa inteira. Quanto menor a variedade de piso dentro de casa melhor. Menos é mais.
 
Uma ótima semana a todos!!!
Segunda-feira tem mais!!!
 
Curiosidade: Por que se chama PARQUET?
significa “assoalho” em francês, representa o piso de taco onde os promotores eram obrigados a permanecer, de pé, durante os julgamentos na época da monarquia francesa.
 
Voltar

Tópico: Os tacos estão de volta!

Nenhum comentário foi encontrado.